Amazônia Passa Aqui

Amazônia Passa Aqui será lançada no dia 17 de julho nas 7 capitais do sul e do sudeste

Atividades em celebração ao Dia de Proteção às Florestas acontecerão em circuitos urbanos criados exclusivamente para o projeto

A campanha Amazônia Passa Aqui fará seu lançamento nas 7 capitais do sul e do sudeste no domingo, 17 de julho, Dia de Proteção às Florestas. O projeto nasceu com o objetivo de promover ações de rua em circuitos culturais que conectam a mobilidade ativa à proteção da Floresta Amazônica, território de maior biodiversidade do planeta. A iniciativa foi idealizada pela Coalizão Clima e Mobilidade Ativa – CCMob. 

As atividades de lançamento da campanha são gratuitas e não são restritas a ciclistas experientes. Todas as pessoas estão convidadas a participar! Confira abaixo a programação de cada cidade e siga o perfil da Amazonia Passa Aqui no Instagram para acompanhar as novidades:

VITÓRIA/ES

Amazônia Passa Aqui - Vitória/ES
Manguezal de Goiabeiras, a cerca de 500 m do Galpão das Paneleiras de Goiabeiras, local onde é realizada a modelagem do barro em diversos formatos de panelas

Pedalada pela Proteção das Florestas – Circuito Manguezal Guanaanira
Praça de Jabour | 8h

O evento terá início com uma oficina de direção defensiva. O circuito em que será realizado o pedal em grupo acompanha matas, rios, marés e áreas verdes de Mata Atlântica e de Manguezal. Durante o trajeto, haverá pausas para rodas de conversa, uma refeição no Parque Vale do Mulembá, além de visita às jazidas de argila das panelas de barro.

BELO HORIZONTE/MG

Amazônia Passa Aqui - Belo Horizonte/MG
Escadão Agroecológico, ponto que será revitalizado na ação do Dia de Proteção às Florestas

Mutirão de capina no Escadão Agroecológico
R. Tulipa, 120 – Esplanada | 9h

As atividades em BH serão na horta agroecológica urbana comunitária localizada no bairro Esplanada, ponto final do circuito criado pela Amazônia Passa Aqui na capital mineira. Lá, acontecerá um mutirão de revitalização do espaço público. Quem quiser pedalar em grupo até o local pode acompanhar os ciclistas que sairão da Praça Floriano Peixoto às 8h20.

RIO DE JANEIRO/RJ

Amazônia Passa Aqui - Rio de Janeiro/RJ
Murais do Abya Yala, no centro da cidade. O termo é utilizado por diversos povos originários do continente para definir o território que conhecemos hoje como o Continente Americano

Circuito da Guanabara
Praça Mauá – em frente ao Museu de Arte do Rio – MAR | 8h

Os circuitos no Rio apontam para fatores histórico-sociais da cidade e provocam uma reflexão sobre a natureza que nos cerca. A pedalada guiada, indicada inclusive para iniciantes, partirá da Praça Mauá e terminará no Aterro do Flamengo, onde haverá uma roda de conversa sobre o papel de cada cidadão na preservação do meio ambiente e como podemos realizá-lo nas cidades em que vivemos. 

SÃO PAULO/SP

Amazônia Passa Aqui - São Paulo/SP
Travessa Roque Adóglio, em Perdizes, curso do Rio Água Preta

Ativação da Rota dos Rios
Pedal: Praça dos Arcos | 9h
Caminhada: Metrô Vila Madalena | 9h30

A Rota dos Rios passa por pontos que cruzam com três rios de São Paulo: o Rio Verde, o Rio Sumaré e o Rio Água Preta, todos com nascentes localizadas na Zona Oeste. A atividade foi pensada para que os ciclistas e pedestres participantes se encontrem no caminho para uma roda de conversa sobre rios e nascentes. A ação terminará no Sesc Pompeia com uma visita à exposição “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado.

CURITIBA/PR

Amazônia Passa Aqui - Curitiba/PR
Bosque Papa João Paulo II, no Centro Cívico. Uma das poucas áreas verdes na região central, com araucárias e outras árvores nativas

Pedalada da Emergência Climática – Circuito “Rio Belém & A Ciclovia Mais Bonita da Cidade”
Praça de Bolso de Ciclistas – R. São Francisco x R. Presidente Faria – Centro | 9h

O roteiro começa na Praça de Bolso de Ciclistas, construída pela comunidade local, e cruza áreas verdes e parques da capital paranaense. A Mata Atlântica e o cenário de emergências climáticas serão temas de um bate-papo com ambientalistas e o percurso ainda contará com a companhia do cartunista Rafael Camargo, que traduzirá o evento em imagens – se falar é pouco, a gente desenha!

FLORIANÓPOLIS/SC

Amazônia Passa Aqui - Florianópolis/SC
Trapiche da Servidão Estimoarte, na Costeira do Pirajubaé. A área possui uma importante função ecológica de regulação hídrica

Circuito “Era mar mas virou asfalto”
Skate Park da Costeira:  Av. Jorge Lacerda, 1244 – Carianos | 8h

As atividades terão início com um café da manhã. Às 9h, os participantes sairão de bicicleta em ritmo leve e poderão aprender um pouco mais sobre Florianópolis, observar detalhes da natureza urbana, contemplar obras de arte e descobrir fatos históricos que são parte da memória da cidade. Diversas questões socioambientais permeiam o trajeto. Será um convite para a reflexão e um chamado para ação. Ao final, haverá um piquenique no Parque da Luz.

PORTO ALEGRE/RS

Amazônia Passa Aqui - Porto Alegre/RS
Arroio da Areia, um dos 19 presentes na cidade, na Praça Geraldo Zaniratti, bairro Três Figueiras

Pedalinic (Pedal+piquenique) – Circuito “Arroios e Quilombos”
Praça Geraldo Zaniratti – Três Figueiras | 11h

O circuito da capital gaúcha conta um pouco da história da cidade e traz exemplos de vegetação nativa, áreas de contemplação e árvores frutíferas presentes ao longo do trajeto. Durante a pedalada estão previstas conversas sobre os pontos do roteiro, além da instalação de placas explicativas sobre os mesmos. Haverá ainda um piquenique de almoço para os que participarem da ação.

Preencha seus dados abaixo e tenha acesso aos arquivos para downloads.