Amazônia Passa Aqui

O Dia da Amazônia está chegando! Vem pedalar com a gente!

Campanha Amazônia Passa Aqui promoverá atividades nas 7 capitais do sul e do sudeste para celebrar a data

Dia 05 de setembro é marcado pelo Dia da Amazônia. Momento para celebrar a vida e a existência da maior reserva natural do planeta e a alegria, a poesia, os afetos e a luta incansável dos povos que nela vivem. Momento também para homenagear e reivindicar com muita força a urgência pelo fim imediato do desmatamento e de todas as investidas violentas e criminosas contra os defensores da floresta em pé. 

Essa luta é de todos nós!!!

Entre os dias 03 e 10/09 vai rolar muita festa pelo país com os Festivais Dia da Amazônia 2022 e Virada Cultural Amazônia de Pé nas cidades de: Belém, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Manaus, São Luís, São Paulo, Macapá e Santarém.

Nós, da Amazônia Passa Aqui, não poderíamos ficar de fora. Se liga nas programações que preparamos nas capitais do sul/sudeste, onde vamos somar nos festivais e em outras atividades com parceiros! Anote as datas e participe dos eventos em sua cidade – são todos abertos e gratuitos! Além de celebrar, você mostra que dá valor à Amazônia de pé:

VITÓRIA/ES

Pedalada pela Amazônia no Manguezal Guananira
Data: 04/09
Horário: 08h
Local: Praça do Papa (em frente ao Tamar)

A concentração do pedal será às 8h na Praça da Papa, em frente ao Tamar, e às 8h20 sairemos em direção ao Museu Capixaba do Negro (Mucane) – onde haverá uma programação em colaboração com a Virada Cultural Amazônia de Pé e de Axé.

Entre as atividades tem café da manhã, aula de yoga, oficina de dança afro, roda de partilha cultural com o cacique Pedro e o Coral Kuara’y Retxakã, lanche temático e uma roda-ato de capoeira Angola. Serão diversas ações até às 19h!

*Receberemos no evento doações de alimentos não perecíveis a ser destinados aos indígenas da Terra Piraquê-Açú em Aracruz/ES

BELO HORIZONTE/MG

2⁰ Alleycat – BH sobre duas rodas
Data: 04/09
Horário: 08h
Local: Praça da Estação – Av. dos Andradas – Centro

As celebrações começam no domingo de manhã, às 8h, com o 2º Alleycat – BH sobre duas rodas, parte da Virada Cultural BH. Para participar da corrida, que vai passar por pontos verdes e artes urbanas da cidade, é necessário fazer inscrição (o formulário estará disponível na quarta-feira). 

Palco Amazônia Serra do Curral
Data: 04/09
Horário: 14h – 20h
Local: Parque Municipal – Av. Afonso Pena, 1377 – Centro

Ainda no domingo, estaremos no Festival Amazônia Serra do Curral, que tem entre as atrações nomes como Nath Rodrigues, Kaê Guajajara, Marcelo Veronez, Fernanda Takai e Swing Safado. As apresentações serão das 14h às 20h no Parque Municipal e a entrada é gratuita!

Vá de Bike e leve seu cadeado! Haverá paraciclos no local.

Pedal BH FxD Dia da Amazônia
Data: 05/09
Horário: concentração às 19:30h, saída às 20h
Local: R. Sapucaí, 281 – Floresta

Na segunda-feira, dia 5, faremos um pedal em parceria com a galera da BH FxD com ritmo tranquilo e confraternização com projeções visuais no ponto final. 

Bloco da Bicicletinha pela Amazônia
Data: 07/09
Horário: 13h
Local: Rua Dr. Ismael de Faria, 150 – Luxemburgo

No feriado do dia 7 o evento vai ser com o tradicional Bloco da Bicicletinha! O pedal pelo circuito “Pontos Verdes e Arte Urbana”, roteiro da campanha em BH, vai contar com diversas apresentações culturais durante o trajeto. Para participar, é só encontrar com a gente às 13h na R. Luiz Soares da Rocha, 451 – em frente ao portão inferior do Parque Tom Jobim. 

RIO DE JANEIRO/RJ

Pedal no Festival Amazônia de Pé
Data: 04/09
Horário: 10h
Local: Praça Mauá (em frente ao Museu do Amanhã)

Faremos um pedal em ritmo tranquilo pelo Circuito da Guanabara, roteiro da campanha no RJ – até o Festival Amazônia de Pé, que acontece nos Jardins do MAM e terá entre as atrações nomes como Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro, Metá Metá, Geraldo Azevedo e Carimbloco.

Vá de Bike e leve seu cadeado! Haverá paraciclos no local.

SÃO PAULO/SP

Baile System
Data: 03/09
Horário: 11h
Local: Praça Roosevelt, Bela Vista

Vamos nos encontrar às 11h na Praça Roosevelt pra um pedal em cortejo com música em parceria com o coletivo Bike System até o Festival Baile na Terra, que rola no Tendal da Lapa. O Festival é aberto e gratuito e contará com apresentações de Gaby Amarantos, Saulo Duarte, Silvan Galvão, Bloco do Água Preta, Ventanias e DJ Eric Terena e DJ Zek Picoteiro

Vá de Bike e leve seu cadeado! Haverá paraciclos no local.

CURITIBA/PR

Pedal até o Festival ArteBiciMob 
Data: 04/09 
Horário: 15h
Local: Praça de bolso do Ciclista

As celebrações começam no domingo, dia 4, na Praça de Bolso de Ciclistas. De lá, partiremos de bike até a Cinemateca para a abertura da exposição fotográfica “Memórias Cicloativistas”, de Doug Oliveira. 

No início da noite acontece o Cicle Cine Verde, com exibições de curta-metragens que reforçam narrativas do ponto de vista indígena, a perspectiva da mulher na cidade e a história do cicloativismo: “Ciclovi(d)as“ de Amanda Abrahão; “O Segundo Sexo em Movimento”, de Laira Tenca e Luanna Mendieta; Fragmentos exclusivos do filme “Eskawata Kayawai” de Lara Jacoski e Patrick Belém; “Caminho Deserto” de Pedro Giongo. 

Precisa de bicicleta? É possível reservar através da Bicicletaria Cultural pelo número (41) 3153-0022.

Visita guiada para escolas à exposição e instalação interativa Quetza 
Data: 05/09
Horário: 14h30 
Local: Cinemateca de Curitiba

Na segunda-feira, dia 5, acontece uma visita guiada à exposição e instalação interativa Quetza, também na Cinemateca, a partir das 14h30. Para agendar um horário, entre em contato: (41) 991012079 (Patricia).

FLORIANÓPOLIS/SC

Brasil Terra Indígena
Data: 03/09  
Horário: 10h
Local: Rua Victor Meirelles, 440, Centro

Produção ao vivo de um mural que será feito por estudantes indígenas que vivem na Maloca, ocupação que serve como moradia para os alunos da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (@indigenasdamalocaufsc). As artes serão criadas pelo ponto de vista de pessoas das etnias Xokleng, Kaingang, Parintintin e Guarani.

Atividade: Pedal Eu Me Importo com a Amazônia
Data: 04/09
Horário: 11h
Local: Av. Hercílio Luz, 1364, Centro

No domingo o convite é para um pedal com algumas participações especiais que vai fazer você refletir sobre a nossa relação com a cidade e com o meio ambiente ao conhecer mais detalhes e cantinhos que às vezes passam despercebidos na capital catarinense. 

As atividades são abertas, gratuitas e ainda contarão com distribuição de adesivos e cartazes da Amazônia Passa Aqui. 

Mais informações: Naiara – (48) 98403-2665 (WhatsApp)

PORTO ALEGRE/RS

Pedal Dia da Amazônia
Data: 04/09
Horário: 14h
Local: Praça Carlos Simão Arnt (Praça da Encol) – Av Nilópolis S/N, Bela Vista

Vamos pedalar em grupo pelo Circuito “Arroios e Quilombos”, que simula o curso de um rio. Sairemos às 14h da Praça da Encol, subindo até o Quilombo da Família Silva e depois até a Praça Geraldo Zaniratti, onde é possível ver – e até ouvir – o Arroio da Areia. De lá, seguiremos nosso trajeto por pontos que contam a história de Porto Alegre através de exemplos de vegetação nativa, locais de contemplação e árvores frutíferas.

Precisa de bicicleta? Acesse nosso formulário de empréstimo gratuito – em parceria com a Tembici –  e inscreva-se! Formulário de Inscrição Amazônia Passa Aqui – 04/09 – Circuito Arroios e Quilombos Porto Alegre (google.com).

Meio ambiente em perigo: da Amazônia a Porto Alegre
Data: 06/09
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Cidade Baixa – R. José do Patrocínio, 296 – Cidade Baixa

Na terça-feira estaremos no Centro Cultural Cidade Baixa para um debate que vai da grilagem, garimpo e desmatamento na Amazônia aos avanços da especulação imobiliária sobre áreas verdes e zona rural da capital gaúcha. As ameaças ao meio ambiente são inúmeras e generalizadas!

O evento tem como convidados Leonardo Brawl González do TransLAB.URB, a jornalista Fernanda Wenzel, especializada em Amazônia, e contará com a mediação da também jornalista Bruna Suptitz, da coluna pensar a cidade. Bate-papo gratuito, aberto e indispensável tendo em vista as eleições que se aproximam.

Preencha seus dados abaixo e tenha acesso aos arquivos para downloads.